terça-feira, 18 de novembro de 2008

Operação Desvio Padrão

Sempre que a Polícia Federal se prepara para alguma ação, fico imaginando que a maior parte do tempo dedicado a determinada investigação, é consumida pela elaboração do nome que será dado à mesma. Pensando nisso e no desenrolar da tal Operação Satiagraha, pensei no nome acima para a ação que a PF desenvolve neste momento, investigando o investigador — o tal Protógenes. Acho que esse fica melhor que "Operação Abafa" ou "Operação Bota no Dele e Tira do Nosso" ou por aí afora.
Confesso que tenho ficado atônito. Já sabia da capacidade de nossos "líderes" — seja de oposição ou de situação — de desviar a atenção dos fatos e da inestimável ajuda prestada por nossa Imprença nesses casos (antes de reclamar da ortografia, leia o post A Nova Farda do Condor, lá embaixo...). Mas o tamanho da cortina de fumaça armada para desviar o foco das investigações sobre as operações do DD, me deixou de queixo caído.
Só pra exemplificar, ontem no Jornal da Globo a notícia era de que a fita com a conversa entre Protógenes e a cúpula da PF, dava a entender que ele sabia que no STF gestava-se um Habeas Corpus prá aliviar a vida do DD. A conclusão apresentada por esta e outras Imprenças (e todas as declarações "enfurecidas e indignadas" vindas dos três poderes) levam aos mais desavisados a acreditar que o problema central está na possibilidade de "grampo" ou investigação em alguns dos três Poderes.
Mas, o fato é que o Protógenes estava certo!!! Ao que tudo indica havia sim um HC sendo preparado, antes da prisão de DD ser decretada. Isso não se investiga? Não, aqui não se investiga.
Esta era para ser uma investigação exemplar, nos moldes da Operação Mão Limpas da Itália (que debilitou, durante algum tempo, a ação das Máfias italianas), mas parece que vai acabar embaixo do tapete e, se o homem não tomar cuidado, com algum Delegado preso no lugar do bandido.